quarta-feira, 16 de abril de 2014

Passaporte!

Olá, meninas.
 
Prometi que iria postar pelo menos uma vez por semana e estou aqui para cumprir a promessa...
 
Assim como o título dessa publicação já indica, hoje o assunto vai ser sobre o passaporte. Para quem já pesquisou ou tirou o mesmo, esse post vai ser um pouco desnecessário. Porém para aquelas que ainda não passaram por isso talvez ele seja útil.
 
Da primeira vez que fui au pair, tinha uma regra da agência que dizia que para fazer o intercâmbio era necessário um passaporte com mais de seis meses de validade, não sei se continua assim, portanto decidi deixar o meu pronto.
 
Para quem não tem ideia de por onde começar, o primeiro passo é preencher um cadastro no site da polícia federal e emitir uma guia que deverá ser paga em bancos ou lotéricas antes da data escolhida para fazer o documento.
 
No dia agendado, a pessoa que está pedindo o passaporte deverá comparecer no local escolhido com RG, CPF, passaporte antigo (se tiver), título de eleitor e comprovante que votou na última eleição. Lembrando que esses documentos são pedidos para maiores de 18 anos; menores de idade tem que levar mais coisas, mas tudo isso está no site da polícia federal também.
 
Não sei como funciona em outras cidades, mas cheguei 45 minutos adiantada porque o local que escolhi era longe de casa e fiquei com medo de ocorrer algum imprevisto, no entanto me atenderam no horário que eu tinha marcado - sem nenhum minuto de atraso - e fiquei apenas 5 minutos na sala e a atendente me mandou voltar lá daqui 10 dias para retirar meu passaporte.
 
Ah! E para aquelas que estão cansadas de ficar sempre com a mesma cara nas fotos dos documentos, sorriam. Isso mesmo. Vocês podem sorrir para tirar a foto e não é necessário colocar o cabelo todo para trás e todas aquelas besteiras que eles exigem para tirar a foto do RG, por exemplo.
 
É isso aí, pessoal... Volto em breve com mais novidades.
 
Have a nice day!!!


 

4 comentários:

  1. Oi Duda... vc aceita o apelido? legal seu blog.. coloca a opção pra gente te seguir! Mto show vc ser ex e aspirante a au pair =] Continue postando toda semana pq vc escreve mto bem! divulgue, seu blog é ótimo! eu nao sabia q podia sorrir na foto...rs good luck :) Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gisella. Pode me chamar de Duda sim. Muito obrigada pelo comentário e pela dica. Não sei se deu certo, mas adicionei a opção para ser seguida e divulguei o meu blog em algumas páginas do face porque não conheço nenhum outro meio para fazer isso - sou péssima com computadores :( Continue lendo que logo logo volto com mais novidades ou lembranças da primeira vez que fui au pair. Bjo bjo

    ResponderExcluir
  3. Nossa o meu eu sorri e a moça disse, ''olha a foto não foi aprovada'' ai tirei sem sorriso com cara de bandida e foi aprovada rs
    Vai entende...
    boa sooooooooooooooorte <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! A moça da polícia federal que me disse para sorrir e eu perguntei para ela sobre meu cabelo que estava jogado pra frente e ela disse que tudo bem. Acho que depende muito do humor do funcionário :p
      Boa sorte para você também!

      Excluir