domingo, 30 de novembro de 2014

Preparativos para a viagem

Olá, pessoal.

Passei a semana mega ansiosa porque não via a hora de receber meu passaporte com o visto e ele chegou exatamente após 8 dias da minha entrevista no consulado, fiquei tão feliz que sai dando pulinhos de alegria pela casa #maluca




Agora faltam apenas duas semanas para minha viagem e ainda tenho tantas coisas para fazer...

Assim que meu match deu certo comecei a correr atrás dos documentos, fui ao dentista, fiz alguns exames e iniciei a organização das minhas coisas - separei o que vou levar na viagem daquilo que vou deixar, lavei quase tudo e comecei a tirar as minhas coisas do meu quarto.

E, apesar de ter feito tudo isso, ainda tenho que comprar os presentes para a família, parte super complicada, comprar alguns remédios e fazer as malas, o que também é difícil.

Decidi que vou levar apenas uma mala de 23 kg e uma mochila com uma troca de roupa, documentos e casaco. O que sobrar será doado ou jogado fora, pois sei que não usarei nada quando voltar, quero trazer tudo novo.

Também cheguei à conclusão que levarei meu celular, a câmera é boa e ainda posso utilizá-lo para entrar na net e me comunicar com a minha família de qualquer lugar com muita praticidade. 

Quanto ao meu computador, não sei o que farei. Quero levá-lo, pois só comprarei outro quando terminar o intercâmbio, por outro lado, será mais peso na bagagem...

Bem, bora terminar tudo e começar o countdown!

XOXO



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto APC

Olá pessoal,

Como a maioria de vocês já devem saber, temos que fazer um projeto sobre a cultura de nosso país e do país para o qual estamos viajando para entregarmos ao pessoal que coordena o treinamento. Portanto, hoje tirei a tarde para trabalhar no meu... Eu fiz tudo no word, com pouco texto e muitas imagens. Gostei do resultado porque ficou bem ilustrado e objetivo.

E, apesar da APC nos aconselhar a dividirmos o projeto em 10 etapas, eu dividi o mesmo da seguinte forma:

  • My American family (parents) 
  • My American family (kids) 
  • My region (Houston – Texas) 
  • Things to do with the kids (sports)
  • Things to do with the kids (activities)
  • Things to do with the kids (Brazilian recipes)
  • Things to do with the kids (Brazilian tales)
  • The place I’m from (Brazil)
  • The place I’m from (Brazilian cuisine)
  • The place I’m from (Brazilian sports)
  • The place I’m from (Brazilian holidays)
  • Thank you note
O projeto ficou com 14 páginas, mas acredito que seja o suficiente, pois nenhum host vai perder tempo lendo 100 páginas, não é mesmo?!

Também alterei o último item e, ao invés de escrever perguntas para a família, decidi escrever um bilhetinho de agradecimento para eles. Acho meio estranho entregar umas lista com várias perguntas, isso não faz muito sentido :P

Bem, é isso aí...

XOXO



sábado, 22 de novembro de 2014

Visto

Olá, pessoal.

Estou muito feliz por ter de fazer esta postagem, pois sei que agora o sonho vai se concretizar mesmo, graças à Deus, meu visto foi aprovado :)

Muitas pessoas optam por pagar um despachante para organizar seus documentos e fazer o agendamento da entrevista no consulado americano, também fiz isso da primeira vez que fui aupair, porém o processo não é tão complicado quanto parece, afinal de contas, todas as informações necessárias estão disponíveis na internet.

O processo para se obter o visto é dividido em duas etapas. No primeiro dia você vai ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para tirar uma foto e fazer biometria. Já no segundo dia, você passa por uma entrevista com um cônsul que decidirá se seu visto será aprovado ou não.

Agendei o CASV para o dia 19 (quarta-feira passada) e, apesar de chegar lá com duas horas de antecedência, fui atendida no mesmo instante, pois o mesmo estava completamente vazio. 

Na quinta-feira acordei cedo e parti com meu pai rumo ao consulado, que estava a poucas quadras do hotel em que ficamos hospedados. Enfrentei diversas filas, mas gostei da organização do pessoal, eles te dizem exatamente o que fazer. 

Após esperar aproximadamente 1h e 20min foi minha vez de ser entrevistada... Não me pediram nenhum documento além daqueles que são exigidos pelos funcionários do consulado e foi bem tranquilo.

Como eu respondi algo que a consulesa me disse no incio da entrevista em inglês, saiu sem querer, ela me pediu para escolher o idioma em que seria entrevistada. Eu disse que tanto fazia, portanto ela fez todas as perguntas em inglês. Foram elas:

  • Você já foi aupair. Por que quer fazer o intercâmbio novamente?
  • Quanto tempo ficou nos EUA da primeira vez?
  • Para onde você vai dessa vez?
  • Quanto tempo você ficará lá?
  • Você estuda aqui no Brasil?
  • Quando você se forma?
  • Você pretende trabalhar na sua área de formação?
  • Você vai para a mesma região que foi da primeira vez?

Após responder à todas essas perguntas, ela aprovou meu visto e me desejou boa viagem. Sai de lá super feliz por saber que Deus não falha nunca e que Ele está comigo sempre.

Se alguém tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que responderei o mais breve possível.


XOXO



domingo, 16 de novembro de 2014

Skype com hosts e kids

Olá pessoal,

Hoje vou compartilhar com vocês a minha experiência de falar no Skype com a host e as kids.

Antes de fazer o match eu troquei vários emails com a host e também fiz um Skype com ela. Porém uns 30 minutos antes do horário combinado eu comecei a surtar hahaha fiquei super nervosa e não conseguia parar de pensar em como seria a conversa, o que acabou me deixando mais nervosa ainda.

Quando deu a hora, eu fiquei online, mas minha host teve um problema com o computador dela e disse que me ligaria dentro de vinte minutos. Durante esse intervalo, eu jantei e acho que comer me acalmou muito porque quando ela finamente me ligou eu já estava bem mais tranquila :)

Nós conversamos por uma hora, eu acho, e ela foi muito simpática. Me perguntou sobre minha experiência de 2011, o que eu fazia com as kids naquela época, quis saber se eu dirigia, os lugares que visitei naquela época e os que pretendo visitar dessa vez, etc.

Como eu já tinha lido a carta dela, já sabia de muita coisa sobre a família e, portanto, minha única dúvida era sobre a alimentação deles porque ela não tinha mencionado nada sobre isso e, resumindo, foi muito tranquilo.

Eu li por aí que, durante a conversa no telefone ou skype, é bom fazer perguntas sobre o que está na carta da família para checar se eles não caem em contradição, mas, sinceramente, não acho isso legal porque você só acaba passando a impressão que nem leu a carta ou que seu inglês é tão ruim que não entendeu a carta toda. Por isso, meu conselho é: leiam tudo que puderem sobre a família e façam perguntas sobre aquilo que eles não colocaram no perfil.

Também é importante ficar atenta à questão das perguntas sobre o carro, curfew, celular e tal. Essas coisas são importantes sim, mas devem ser perguntadas em um segundo momento. Então, primeiro falem sobre as kids e tudo que esteja relacionado a elas, sobre a família e o que eles esperam de você e aí sim comecem a fazer algumas perguntas sobre carro e outros, só para não parecer, logo de cara, que vocês querem ir apenas se tiverem muitas vantagens, sacam?

Voltando a falar de skype... Hoje fiz o primeiro skype com as duas kids mais novas e foi super de boa. Tive uns problemas com meu computador, mas no fim baixei o skype no celular e deu tudo certo.

Nos falamos por 28 minutos e achei eles super inteligentes e muito fofos. Eu não sabia muito o que perguntar então fui falando sobre tudo o que vinha na minha cabeça e eles entenderam e me contaram várias coisas e também fizeram algumas perguntas e, após terminarmos a conversa, eles me mandaram uma mensagem bem fofa dizendo que gostaram muito de falar comigo e que mal podem esperar pra me ver, dá para acreditar!?

Bem, por hoje é só... Tenham um ótimo dia!

XOXO




quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Dicas sobre locais

Olá, pessoal.

Voltei para dar uma dica para aqueles que estão conversando com as famílias e não conhecem a região onde elas estão localizadas e, também, para quem está planejando alguma viajem e gostaria de saber mais sobre o local para onde pretende ir...

Para obter informações, basta entrar no youtube e procurar por Expedia (é o nome de uma agência de viagens). Ao entrar no canal, você digita o nome do lugar desejado que aparece um vídeo com as várias atrações que ele tem.

Os vídeos geralmente são sobre cidades grandes e são muito interessantes. Deixo aqui, por exemplo, o vídeo sobre Houston, Texas.


Até mais!

XOXO

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

I Have a Match!

Olá, pessoal.
Sei que sumi por meses, mas foi tudo devido a minha desistência do programa.
No começo do ano eu estava muito motivada a fazer o programa au pair e, por isso, mandei email para minha ex LCC e para todas as au pairs que eu tinha conhecido durante minha primeira vez nos EUA. Meses passaram e nada aconteceu e, portanto, a vontade de ir foi diminuindo e as razões para ficar aumentando.
Até que um belo dia minha ex LCC mandou um email perguntando se eu ainda estava interessada em voltar para lá porque ela tinha uma família interessada em mim. Nessa época eu ainda não estava online, ela só me indicou porque eu tinha mandado um email com carta e tudo para ela em fevereiro e ela me conhecia.
Comecei a trocar emails com a família e queria muito voltar naquela região, pois amo NYC e gostaria de estar perto dela, mas a família parecia problema, não gostei muito dos emails que trocamos e decidi ficar no Brasil mesmo, onde tenho um bom emprego e várias outras mordomias.
Ah! Mas como o mundo da voltas... Parei de falar com essa família em um dia e, no dia seguinte, uma menina que tinha embarcado comigo da primeira vez que eu fui au pair me mandou uma mensagem dizendo que ela lembrou que eu tinha perguntado se tinha uma família para me indicar meses antes e que ela estava saindo da família dela e eu poderia ficar no lugar dela e que eles eram ótimos. Decidi conversar com eles para ver o que aconteceria...
Ela me mandou a carta da família, eu li e já gostei aí mandei uma carta para eles também e um vídeo que tinha gravado há algum tempo e, daí em diante, começamos a trocar vários emails, fizemos um skype e a host pediu para falar com minha ex host, que por sinal deu ótimas referências, e a família pediu o match informal.
O match foi pedido numa terça-feira e eu ainda nem tinha feito inscrição na agência, então foi tudo uma correria, só sei que entreguei todos os documentos na sexta-feira da mesma semana. Por já ter família e ter feito o match 45 dias antes da viagem, fiquei online super rápido e minha host já pediu o match oficial através da agência.
Aí aumentou a correria mesmo porque tenho que colar grau na faculdade antecipadamente, tenho 500 mil trabalhos para fazer, meu TCC será antecipado, ainda tenho que ir para São Paulo tirar o visto, etc.
Enfim, dia 15 de Dezembro embarco para o treinamento em NJ e de lá para Houston, Texas. E já que agora terei o que contar aqui, voltarei a postar com mais freqüência.
Boa sorte para todos e fiquem com Deus.

XOXO